top of page
Psicóloga em Porto Alegre Madalena Leite
  • Foto do escritorMadalena Leite

Você sabe mesmo como administrar bem o seu tempo?

O que é gestão do tempo? 


 É um conjunto de ferramentas e técnicas para otimizar  o tempo, visando maior velocidade, produtividade e eficácia.  


Por que administrar o tempo é importante? 


Em geral não planejamos muito o dia e fazemos as tarefas ou “quando dá vontade” ou quando os outros mandam ou sob pressão. Quantas pessoas você conhece que dizem que “não tem tempo para sair”, mas quando é algo realmente importante para elas, elas miraculosamente conseguem? Ter tempo é, na maioria das vezes, questão de organização e foco.     





O que você está perdendo ao não fazer gestão do tempo? 


Não seria bom ser o senhor do seu tempo? Imagine conseguir fazer todas as obrigações e ter tempo para se divertir, ver os amigos, ficar com a família, descansar. Imagine não se estressar por milhares de tarefas acumuladas. Imagine ter tempo livre! Imagine poder viver! 


Por que nós temos tanta dificuldade de nos organizar?


Você já notou que sob pressão nós fazemos as coisas rapidinho? Será que o que falta é capacidade para fazer as coisas rápido ou será que existe outra razão? Quanto mais tempo nós temos, menos nós fazemos. Sempre vem aqueles pensamentos procrastinadores: “ainda tenho tempo”, “posso fazer depois/amanhã/daqui a pouco”, etc.  


Outro pensamento bem comum é “se e planejar os meus passos, vou me sentir preso”. Quem faz a agenda? Quem organiza o tempo? Você. Quem disse que o plano não pode mudar? Essa prisão é só ilusória. Você vai deixar mesmo isso impedir a sua produtividade?


Outro aspecto que atrapalha é a falta de foco. Se não sabemos onde queremos chegar e a importância dessa tarefa, não chegaremos a lugar algum. Ao escrever um trabalho, é bem mais fácil fazê-lo quando já temos em mente mais ou menos o que queremos escrever, certo? Ao limpar a casa, ficamos mais dispostos ao imaginar as visitas elogiando a nossa casa.  


E, finalmente, planejar é uma questão de hábito e saber priorizar tarefas.   


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page